terça-feira, 8 de setembro de 2009

Trabalho de grupo

Nome da atividade: construindo conhecimento
Fundamentos teóricos: aprendizado, inclusão digital e compromisso.
Objetivos:
Geral:
Obter conhecimento prévio da cidade local com mais habilidade.
Específicos:
Competências e habilidades com os meios tecnológicos;
Atribuir proposta para que se tenha um ensino aprendizado de qualidade;
Levar o conhecimento integral dos recursos tecnológicos.

Conteúdos:
História do Município de Tarauacá

Fundado em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, obteve sua autonomia através do Decreto Federal nº 9.831 de 23 de outubro de 1912. Limita-se com o Estado do Amazonas , com a República do Peru e com os municípios de Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Cruzeiro do Sul. A cidade de Tarauacá é banhada pelo rio do mesmo nome, que no verão, é margeado por quilômetros de praias de areias brancas e finas. O rio serve de opção nos finais de semana à centenas de banhistas, que procuram suas águas no afã de refrescar-se do forte calor da época. Tarauacá é conhecido como a terra do abacaxi gigante. Esse fruto chega a pesar em torno de 15 kg, fato que provoca grande admiração nos visitantes. A cidade é dotada de razoável infra-estrutura turística, conta com hospedarias, bares, dois hotéis que oferecem apartamentos dotados de frigobar, televisão, ar condicionado, restaurantes onde sempre se encontram pratos à base de peixes nobres da Região. A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca – (para subsistência) e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento. Dispõe de correios, telefone, rádio, uma emissora de televisão por satélite, um centro de saúde e um hospital além de contar periodicamente, com atendimento feito pelo barco-hospital da Secretaria de Saúde do Estado. O município sofre isolamento por causa das precárias condições da BR-364. Portanto, suas relações comerciais se dão no âmbito das vias fluviais, que por sua vez, é sazonal, devido a variação do nível das águas do Rio Tarauacá. O meio de acesso mais efetivo é o aéreo, em aviões de médio porte.


Pesquisa sobre os pontos turísticos da cidade, registrando fotos ou vídeos.
Criação de um blog para que o aluno possa interagir e compartilhar com os visitantes.
Desenho de uma dos pontos visitados que mais chamou atenção desse aluno e pedir para ele faça um relatório desse desenho.

Tempo:
72 horas

Metodologia:
Através de uma explicação sobre o assunto abordado em relação a história da cidade de Tarauacá, para que assim, o aluno busque um conhecimento e entusiasmo com o tema abordado, dessa forma poderíamos enfatizar a importância dos pontos turísticos para a cidade.
Dividir a turma em três grupos. Em seguida explicar os procedimentos para a criação e como fazer postagens no blog. Levando os alunos a obterem conhecimento com o mundo da informática e explicando para eles os procedimentos para o uso da internet ( o que eles devem ou não fazer).
Pedir para que os alunos façam um desenho do ponto turístico que mais lhe chamou a atenção e depois fazer um pequeno relato sobre o porquê de ele fazer aquele desenho, qual a importância que esse aluno acha que tem esse desenho para a cidade em que ele mora. Assim o aluno poderá desenvolver suas habilidades motoras e suas linguagens expressivas.
Recursos:
Câmera filmadora; papel A4; computador; canetas; lápis, giz e quadro negro.
Avaliação:
A avaliação será feita dependendo do esforço de cada aluno no decorrer da realização do trabalho. A pesquisa e criação e as postagens no blog irão ser avaliadas de acordo com a criatividade de cada grupo.
No desenho podemos avaliar de acordo com a criatividade, coordenação viso-motora e a linguagem expressiva.

Referências Bibliográficas:

Conteúdo retirado do site: http.wikipedia.org/wiki/Tarauacá

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