Quais mensagens essas
imagens transmitem a cerca do Papel do professor e do estudante?
2- Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
3- Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar e exercitar?
2- Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
3- Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar e exercitar?
De acordo com as imagens e com as
indagações acima, podemos perceber que a relação professor-aluno é de suma
importância para o aprendizado. A relação educador/educando não deve ser uma
relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de
crescimento. O aluno deve
ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de
construção de conhecimento. Assumindo o educador um
papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa
razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua
bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
O professor e os colegas
formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita progressos no
desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, não cabe analisar somente a
relação professor-aluno, mas também a relação aluno-aluno.
É notório em algumas imagens
acima que o professor comporta-se apenas como um mero transmissor de
conhecimentos, ignorando a opinião dos alunos. Evitando desta forma, a
construção do conhecimento mútuo.
Em outras imagens podemos
perceber a interação de ideias, onde o professor questiona e os alunos expõem
seus conceitos e definições a respeito dos conteúdos. Isso faz com que o
aprendizado flua de maneira significante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário