sábado, 1 de novembro de 2014

Atividade 1.1 A imagem na Escola


Quais mensagens essas imagens transmitem a cerca do Papel do professor e do estudante?
2- Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações? 
3- Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar e exercitar?

De acordo com as imagens e com as indagações acima, podemos perceber que a relação professor-aluno é de suma importância para o aprendizado. A relação educador/educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita progressos no desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, não cabe analisar somente a relação professor-aluno, mas também a relação aluno-aluno.
É notório em algumas imagens acima que o professor comporta-se apenas como um mero transmissor de conhecimentos, ignorando a opinião dos alunos. Evitando desta forma, a construção do conhecimento mútuo.

Em outras imagens podemos perceber a interação de ideias, onde o professor questiona e os alunos expõem seus conceitos e definições a respeito dos conteúdos. Isso faz com que o aprendizado flua de maneira significante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário